terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A Escola Municipal Cantinho do Saber


O Projeto Folclore: Cultura Potiguar

A Escola Municipal Cantinho do Saber, desenvolveu no período de 05 de julho a 22 de agosto de 2011, com seus discentes O Projeto Folclore: Cultura Potiguar.  Objetivando resgatar junto as crianças valores culturais das nossas tradições. O Projeto Cultura Potiguar foi idealizado a partir da problemática do avanço da tecnologia, que por sua vez, vem distanciando cada vez mais os educandos da cultura popular.

O trabalho visa aproximar as crianças dos mitos, lendas, adivinhas, cantigas de rodas, danças, brincadeiras, superstições, remédios caseiros entre outros que foram criados pelo povo como o resultado de exteriorização dos sentimentos. O folclore é a memória de um povo que luta bravamente pela vitória de um mundo melhor. Portanto cabe a todos que fazem a Instituição de Ensino Cantinho do Saber aproximar os educandos da cultura potiguar preservando assim a cultura popular, memória de um povo.

O Projeto Cultura Potiguar teve como idealizadores e executores a Coordenadora Pedagógica Aparecida Bueno, educadoras Cristiane Fragoso e Priscilla Saraiva Trindade, porém contaram com a colaboração da Supervisora Ednalva Targino, Carlos Siqueira (Gestor da escola), educadoras Adriana AmaralEdvoneide FernandesEliane BorgesMaria Lúcia e Ruth Pereira.
 
A culminância do Projeto teve em sua abertura a participação do Grupo de Estudantes da História Indígena do bairro de Igapó, orientado pelo Profº. Alcides, onde as crianças puderam vivenciar os costumes de um povo marcado em nossa história e assim, compreender que desse povo tudo se originou.

   
Além da diversidade de registros significativos que constataram o desenvolvimento das crianças no processo de ensino aprendizagem. O projeto ainda foi enriquecido com aulas de campo, oportunizando  vivenciar na prática   o que foi discutido na teoria.
                                   
A culminância do Projeto resultou em uma amostra cultural com exposição dos trabalhos e apresentação das crianças aberta aos pais e a toda comunidade, o evento aconteceu no dia 22 de agosto e contou com a participação da equipe da Secretaria de Educação representada pela Secretária Adjunta Marluce de Paula. 

Fonte:Cantinho do saber
            











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Noticias recentes